top of page

Treinamento Cognitivo no Golfe

Atualizado: 30 de mai.

Performance esportiva baseada na eficiência cognitiva
Performance esportiva baseada na eficiência cognitiva

Melhora da qualidade de tomada de decisões e diminuição de erros


O golfista precisa tomar milhares de decisões durante 4 horas de jogo. Que taco usar, se vc vai tentar passar as árvores ou contornar um dog leg ou que direção bater com o putter, são decisões tomadas a todo momento no jogo. O caminho até chegar no golpe escolhido passa por uma série de canais sensoriais e de processamento, quanto melhor for a interpretação da informação e mais consciente for a tomada de decisão, o resultado será mais positivo.


A grande dificuldade do golfe é que diferente de esportes onde constantemente estamos reagindo ao movimento do oponente, no golfe toda decisão pode ser pensada devagar, mas o excesso de duvidas e cenários acaba causando uma confusão mental que alguns chamam de “paralysis by analysis”. O Treinamento Cognitivo ou perceptual entra em cena para ajudar o golfista de alto rendimento a melhorar a performance atuando no sistema de otimização de processamento e tomada de decisão.


Melhora do sistema sensorial



Treinamento visual para atletas
Treinamento visual com Vision Sticks

A saúde da visão é muito mais do que enxergar com nitidez. Nossa visão é responsável por 80% do feedback que nosso cérebro recebe e o processamento rápido determina sua capacidade de coordenar o movimento, controlar equilíbrio, produzir velocidade e marcar seu ritmo de swing.


Alem disso a visão otimizada permite enxergar melhor o voo da bola, diferenças de textura e ondulações no green e permite focar no alvo com mais atenção para evitar errar o putter. Capacidades como foco proximal e distal e treino de visão periférica podem ser o diferencial que está faltando na eficiência do seu swing e do putter.


Melhora do foco e atenção



A atenção é dividida em :

  • Sustentada: Concentração imersiva (duração máxima de 20min) precisa de pausas. exemplo: Leitura, provas escritas.


  • Dividida: Foco em dois ou mais estímulos. Pode ser interno e externo, proximal e distal. Exemplo: Foco no meu equilíbrio e no alvo, Foco na linha do putt e no conselho de alinhamento do caddie. Contagem do meu score e do colega.

Golfista marcando a bola
Concentração pre jogo

  • Seletiva: Filtra informações relevantes e irrelevantes.Importante em ambientes de constante fluxo. Exemplo: Jogar com torcida contra ou com conversas paralelas e não permitir que isso interfira da sua performance


O bom golfista precisa saber filtrar informações relevantes de irrelevantes. É muito difícil jogar no máximo da sua performance se você está dando atenção indevida a estímulos que atrapalham sua concentração, afinal nossa capacidade cognitiva é limitada e o cérebro vai optar por prevalecer aquilo que for considerado mais importante, ou seja sua técnica pode sofrer por um excesso de estímulos presentes. É muito importante aprender a controlar seu foco e evitar distrações que não lhe servem no momento do jogo. E mais, precisa conseguir fazer isso durante 4 horas de jogo!


Aprendizagem otimizada


Já vimos como o treinamento cognitivo pode aumentar sua capacidade de manter atenção e melhorar o processamento da informação. Ao treinar repetidamente o swing de maneira correta e precisa, o cérebro cria novas trilhas neurais que fixam o movimento. Isso cria um padrão de ativação mais eficiente e automatizado, tornando a execução do swing mais fluida e precisa. O movimento é como um caminho a ser desmatado para chegar no objetivo, quanto mais repetimos e fixamos, mais livre esse caminho fica e mais facilmente pode ser acessado.


Bosque
Trilhas neurais não formadas
bosque com caminho
Trilhas neurais formadas = aprendizagem

Aprender exige que nosso sistema sensorial, nossa atenção e processamento estejam bem conectadas. Alem disso atividades que causam prazer e nos mantem engajados sempre ajudam a conectar a atividade à areas do prazer no nosso cérebro que facilitam a aprendizagem.



golfista no green sendo aconselhada pelo coach
Atenção aos ensinanentos do coach


Quando a retenção da aprendizagem é melhor, o acesso à informação fica mais automatizado e seu cérebro gasta menos recursos em acessar essa informação, o que ajuda a melhorar sua auto-confiança no campo e jogar com mais eficiência.


Swing mais eficiente e menor risco de lesões


O golfe é um esporte unilateral, ou seja, sempre realizado para o mesmo lado. Demanda equilíbrio, altíssima consciência corporal e coordenação fina.

Estas capacidades são extremamente suscetíveis a interferências por uma alta demanda cognitiva. Quando o jogador está em fadiga (mental ou física), se distrai com barulhos do ambiente ou deixa que situações abalem seu controle emocional, a primeira coisa que vai sofrer é sua técnica e controle motor. Um movimento com baixa qualidade técnica realizado em alta velocidade é um risco alto de lesões.


Exercícios específicos de treinamento de alta demanda cognitiva usando bilateralidade, equilíbrio e reação entre outros , aumentam a eficiência da tarefa e diminuem a chance de erros, resultando em uma melhor sincronização dos movimentos durante a execução do swing.


Quem pode se beneficiar do treinamento cognitivo?


  • Atletas com baixa performance em campo e em competições

  • Atletas com TDH

  • Atletas que tiveram performance abaixo da media em testes cognitivos de alta performance


Onde posso ser avaliado?

R. Magda Perona Frossard, 770, Sala 21 - Nova Aliança, CEP 14026-596, Ribeirão Preto/SP, Brasil





127 visualizações0 comentário

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page