ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO PARA DIAS DE TORNEIO


Quando o objetivo é jogar torneios com o máximo de qualidade possível, é importante se atentar ao fato de que certos torneios são como uma ultra-maratona. É necessário se preparar para o volume de exigência, dosar a intensidade e principalmente cuidar da recuperação para jogar todos os dias com excelência.


É comum em torneios amadores observar como a qualidade de jogo vai decaindo ao longo dos dias. Os jogadores de golfe alheios à exigência física da tarefa, ignoram sinais de fadiga e pouco contribuem para garantir a alta performance durante o evento todo. A maioria dos torneios amadores duram em média 2 ou 3 dias, mas existem alguns torneios principalmente no nível juvenil de alto rendimento, que podem exigir 36 buracos por dia durante 4 ou mais dias incluindo dia de treino, a exemplo da Copa los Andes que este ano será disputada no Brasil.


Mas como garantir que a performance seja diariamente no máximo da capacidade do jogador?


Não vamos entrar em detalhes aqui sobre a importância da preparação, isso fica para outro artigo, mas o que pode ser feito antes, durante e ao final de cada jogo para garantir uma recuperação optimizada.





1. Antes do jogo:

Sempre antes de entrar no campo é muito importante se alimentar bem e fazer um aquecimento e ativação muscular completa (veja artigo sobre aquecimento AQUI) O aquecimento além de prevenir espasmos musculares e distensões, vai permitir acessar a sua velocidade máxima logo no Tee 1. Quando entramos no campo jogando bem logo de cara, o relaxamento mental permite concentrar melhor na estratégia e a auto-confiança ajuda no comprometimento.



Aquecimento com elásticos com Lucas Lee
Lucas Lee e Africa aquecendo antes de um torneio PGA LATAM no São Paulo Golfe Clube


2. Durante o jogo:

Atento à sua alimentação e hidratação em campo. Um estudo conduzido no COB durante meu trabalho na CBGolfe concluiu que mais da metade dos jogadores de golfe possui sangue na urina, o que é uma clara evidência de desidratação crônica. Ou seja, os jogadores de golfe não se hidratam com eficiência durante o jogo. Quanta água deveríamos beber? é melhor tomar agua pura ou bebidas isotônicas? essas respostas você pode encontrar neste outro artigo do BLOG



3. Após o jogo:

Aqui entra a estratégia que pode fazer a diferença entre jogar bem no primeiro dia e se arrastar nos outros ou jogar bem todos os dias e ter chances concretas de ganhar o torneio.

Ao terminar o jogo é comum ver os jogadores se dirigirem ao restaurante para encontrar os colegas, almoçar, tomar um drink (os maiores de idade) e conversar sobre o resultado do dia.


Mas qual é a diferença entre esses amadores e os profissionais? o que eles fazem diferente para garantir uma recuperação total.