top of page

Desafie seus limites

Diversos estudos tentaram medir a evolução na performance das pessoas quanto à aprendizagem de um ahabilidade. O que faz algumas pessoas aprender mais rápido e o que faz outras terem uma evolução mais lenta. Quando pergunto em palestras sobre como seria o gráfico que determina a evolução de uma habilidade no decorrer do tempo, o gráfico que as pessoas desenham, quase sempre é algo assim:



O indivíduo inicia sem nenhum conhecimento sobre aquilo e através de pratica sistematizada, dedicação e estudo a sua evolução é uma curva crescente em relação ao tempo, até que num certo momento a curva não é mais tão inclinada e atingisse um patamar ou platô onde a evolução parece estagnar. É como se a pratica e dedicação não tivessem mais efeito.


Mas um estudo realizado nos anos 80 por Bryan e Harter descobriram que realmente 75% das pessoas atingem esse plato e parecem não evoluir além disso. Porém 25% das pessoas tinham um gráfico assim



Ao atingir o ponto alto da curva, as pessoas, entravam numa fase de automação e simplesmente não praticavam com a mesma dedicação com a que começaram. Aposto que você já se sentiu assim ou conhece alguém que apresenta essa atitude em relação ao esporte. Mas isso te satisfaz? Te faz feliz simplesmente acompanhar seus colegas em campo? Ou jogar seu hdc? Lógico que não!


Mas o que faziam as pessoas q estavam nos 25% evoluírem além do plato?


Eles assumiam novos desafios, definiam novas metas e modificavam seu método tradicional de treinamento e estudo. Então se você percebe que não consegue jogar abaixo dos 80 por nada, que sua distância não passa das 180y, pense e estabeleça novos desafios.


O livro do Malcolm Glaswegians, Outliers diz que é preciso 10.000 horas pra conquistar uma habilidade, mas na verdade os estudos mostram mais do que a quantidade de horas dedicadas ao treino, o que realmente faz diferença é a qualidade dessas horas, a variabilidade de estímulos e principalmente a paixão e dedicação.


Se sentir incomodado é ótimo! quer dizer que não está satisfeito , que seu score não te agrada mais (seria tão bom fazer 5 abaixo ou 8) o estresse e o incômodo com o "status quo" é que fazem você se movimentar em relação às mudanças.


Objetividade e metas realistas


Repense sua rotina pré jogo, seu treino, suas aulas. Introduza novas técnicas e clínicas com professores diferentes que podem te dar uma nova visão do jogo. Trabalhe sua preparação fisica, sua, força, potência, eficiência do movimento. Estude o campo com mais interesse, contrate um caddie mais experiente. Enfim, descubra que áreas do seu treino podem melhorar, e se dedique. Você sempre pode ser melhor do que é hoje. Os limites existem para ser quebrados e qualquer tarefa pode se tornar tediosa se não possui uma meta a ser atingida. Desafie-se !

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page