top of page

Analise da pesquisa sobre GRIP PRESSURE do GOLF LAB


GOLF LAB CANADA
GOLF LAB CANADA

Sabemos que a maneira como seguramos o taco, o nosso grip é parte fundamental do sucesso da tacada. Um grip "strong"ou "week" pode significar erros de inconsistencia ou vôos de bola indesejados.

Mas você já parou pra pensar que o QUANTO você aplica de pressão e QUANDO poderia ser importante?

Uma pesquisa realizada no THE GOLF LAB no Canadá e liderada por Liam Mucklow, um dos Top 100 teachers of America, mostrou que a maneira como pressionamos o taco influencia muito o "shape" do vôo da bola pois a dominância de mão dominante e não dominante é algo muito difícil de controlar voluntariamente e por esta razão acaba sendo inconsciente.


Na pesquisa eles avaliaram a pressão dinamica de grip de dezenas de jogadores de várias categorias e compararam como cada grupo criava pressão no grip. Eles utilizaram dados fornecidos pelo SensorGrips.


Neste primeiro gráfico podemos ver a comparação de pressão total, somando as duas mãos, entre jogadores profissionais, jogadores que batem tipicamente slice, hook e iniciantes.

COMPARAÇÃO DA PRESSÃO ENTRE OS GRUPOS
COMPARAÇÃO DA PRESSÃO ENTRE OS GRUPOS

É possivel observar como a pressão inicial no address é bem maior no profissional do que em qualquer outro grupo. O Pro inicia o swing já com um grip firme.


Detalhe importante: A força de grip de um profissional pode chegar a 2 X a força de grip de um amador. Por isso quando comparamos o que significa 50% para os dois, o valor total é bem mais alto para o profissional. Outro detalhe é que o Pro possui pouca diferença entre mão dominante e não dominante, diferente do amador que a mão não dominante é em geral bem mais fraca que a outra.

Olhando o gráfico novamente podemos identificar outro detalhe importante, o unico grupo que chega a usar quase 90% da sua força de grip são os amadores. Essa força excessiva acaba criando uma rigidez na area dos antebraços e punhos que prejudica o release do taco e pode provocar lesões por fadiga.


Agora vamos ver os gráficos isolados e comparando a diferença entre a pressão do Lead side e Trail side.


 

LEAD SIDE: É o lado dominante no swing. Se encontra mais próximo ao alvo. Para o destro é o esquerdo e para o canhoto é o direito

TRAIL SIDE: É o lado que acompanha o movimento. Se encontra distal ao avlo. Para o destro é o direito e para o canhoto é o esquerdo.


 
O GRIP DO PROFISSIONAL

- - - - - - PRESSÃO LEAD HAND

______PRESSÃO DAS DUAS MÃOS

. . . . . PRESSÃO TRAIL HAND

PRESSÃO DE GRIP DO PROFISSIONAL
PRESSÃO DE GRIP DO PROFISSIONAL

1. Bons golfistas apertam o grip com muito mais força no address do que jogadores iniciantes, promovendo um backswing dominado pela rotação do corpo.

2. Profissionais aumentam a pressão do grip conforme chegam ao topo do backswing, ajudando-os a controlar o comprimento do backswing.

3. A pressão de grip de um profissional cai no meio do downswing, também conhecido como "movimento mágico" do golfe que posiciona o taco em um plano in-out e aumenta a potência.

4. A pressão diminui quando começa o downswing e aumenta ao se aproximar no impacto com o taco paralelo ao chão, que é o ponto de maior força vertical gerada também. Esse grip mais solto no inicio do downswing permite criar LAG (manter o taco próximo ao corpo na descida, o angulo do antebraço com o taco diminui)

5. Pressão consistente durante o impacto é o que permite que melhores jogadores "dominem" a face do taco.


O GRIP DO JOGADOR SLICE

- - - - - - PRESSÃO LEAD HAND

______PRESSÃO DAS DUAS MÃOS

. . . . . PRESSÃO TRAIL HAND


PRESSÃO DE GRIP DO JOGADOR DE SLICE
PRESSÃO DE GRIP DO JOGADOR DE SLICE
  1. O jogador de slice inicia o swing com pressão quase 4 x mais fraca que o Profissional.

  2. A pressão aumenta rapidamente até mais de 80% da sua capacidade, o que prejudica sua capacidade de criar LAG e manter o plano.

  3. Após a transição a força cai em vez de aumentar. Ele gastou tudo o que tinha até aqui e não sobrou suficiente para gerar velocidade e estabilizar o taco


Recomendações para o Slicer
  1. Inicie o seu address com mais pressão.

  2. Permita que sua mão do Trail Side (direita para o destro) permaneça mais relaxada, principalmente na transição, para evitar que ela domine o movimento e estrague o plano do swing.

  3. Ao manter as mãos mais relaxadas você vai sentir o corpo puxando o taco, vai criar LAG. Este é o segredo da potência.


O GRIP DO JOGADOR HOOK

- - - - - - PRESSÃO LEAD HAND

______PRESSÃO DAS DUAS MÃOS

. . . . . PRESSÃO TRAIL HAND



PRESSÃO DE GRIP DO JOGADOR DE HOOK
PRESSÃO DE GRIP DO JOGADOR DE HOOK
  1. Como os outros amadores, o hook inicia o address com pressão baixa no grip

  2. Como o Slice, ele aumenta gradativamente, principalmente ao chegar no topo do backswing

  3. A mão do Lead side (esquerda no destro) dá um pico no downswing, ao mesmo tempo que a mão do Trail side afrouxa.


Recomendações para evitar o Hook
  1. Inicie o seu address com mais pressão, principalmente da mão do lead side

  2. Na transição do backswing pro downswing, gire com mais velcodiade o quadril ao mesmo tempo que relaxa a mão do Lead side e pressiona mais a mão oposta


O GRIP DO JOGADOR INICIANTE

- - - - - - PRESSÃO LEAD HAND

______PRESSÃO DAS DUAS MÃOS

. . . . . PRESSÃO TRAIL HAND


PRESSÃO DE GRIP DO INICIANTE
GRIP PRESSURE INICIANTE

  1. Pressão no address muito baixa, com dominancia da mão do trail side (o oposto aos outros grupos)

  2. A força de grip aumenta vertiginosamente chegando a quase 100% da sua capacidade. Isso o coloca em risco de lesões de antebraço e punho

  3. Essa tensão muscular prejudica sua capacidade de utilizar o eixo entre taco e punhos e impede que ele crie velocidade no taco. Perde o efeito chicote ou duplo pêndulo.

  4. A mão do Trail side pressionando com muito mais força que o lead side pode ser devido à força maior que possui no seu lado dominante, a mão que usa pra escrever, carregar sacolas, levantar objetos sempre possui mais destreza, menor tempo de reação e maior controle muscular. Neurologicamente isso é normal mas podemos treinar o lado não dominante para aumentar sua participação e eficiência.


Recomendações para o iniciante
  1. Comece a treinar sua força e destreza da mão não dominante JÁ!. Assista este video com dicas de exercícios:https://www.youtube.com/shorts/cMZyzJnNXcA

  2. Relaxe mais as mãos. Mesmo que sinta que o taco vai escapar das mãos, não force a velocidade. Acelerar o taco sem girar o corpo é colocar o carro na frente dos bois.

  3. Trabalhe seu sequenciamento, sua dissociação quadril e ombros. A rotação do corpo e a separação é o que permite que o taco venha com velocidade multiplicada pelo torque. Relaxe as mãos e permita que o corpo puxe o taco.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page