top of page

ESTRATÉGIAS DE RECUPERAÇÃO PARA DIAS DE TORNEIO


Quando o objetivo é jogar torneios com o máximo de qualidade possível, é importante se atentar ao fato de que certos torneios são como uma ultra-maratona. É necessário se preparar para o volume de exigência, dosar a intensidade e principalmente cuidar da recuperação para jogar todos os dias com excelência.


É comum em torneios amadores observar como a qualidade de jogo vai decaindo ao longo dos dias. Os jogadores de golfe alheios à exigência física da tarefa, ignoram sinais de fadiga e pouco contribuem para garantir a alta performance durante o evento todo. A maioria dos torneios amadores duram em média 2 ou 3 dias, mas existem alguns torneios principalmente no nível juvenil de alto rendimento, que podem exigir 36 buracos por dia durante 4 ou mais dias incluindo dia de treino, a exemplo da Copa los Andes que este ano será disputada no Brasil.


Mas como garantir que a performance seja diariamente no máximo da capacidade do jogador?


Não vamos entrar em detalhes aqui sobre a importância da preparação, isso fica para outro artigo, mas o que pode ser feito antes, durante e ao final de cada jogo para garantir uma recuperação optimizada.





1. Antes do jogo:

Sempre antes de entrar no campo é muito importante se alimentar bem e fazer um aquecimento e ativação muscular completa (veja artigo sobre aquecimento AQUI) O aquecimento além de prevenir espasmos musculares e distensões, vai permitir acessar a sua velocidade máxima logo no Tee 1. Quando entramos no campo jogando bem logo de cara, o relaxamento mental permite concentrar melhor na estratégia e a auto-confiança ajuda no comprometimento.



Aquecimento com elásticos com Lucas Lee
Lucas Lee e Africa aquecendo antes de um torneio PGA LATAM no São Paulo Golfe Clube


2. Durante o jogo:

Atento à sua alimentação e hidratação em campo. Um estudo conduzido no COB durante meu trabalho na CBGolfe concluiu que mais da metade dos jogadores de golfe possui sangue na urina, o que é uma clara evidência de desidratação crônica. Ou seja, os jogadores de golfe não se hidratam com eficiência durante o jogo. Quanta água deveríamos beber? é melhor tomar agua pura ou bebidas isotônicas? essas respostas você pode encontrar neste outro artigo do BLOG



3. Após o jogo:

Aqui entra a estratégia que pode fazer a diferença entre jogar bem no primeiro dia e se arrastar nos outros ou jogar bem todos os dias e ter chances concretas de ganhar o torneio.

Ao terminar o jogo é comum ver os jogadores se dirigirem ao restaurante para encontrar os colegas, almoçar, tomar um drink (os maiores de idade) e conversar sobre o resultado do dia.


Mas qual é a diferença entre esses amadores e os profissionais? o que eles fazem diferente para garantir uma recuperação total.


- Alimentação e hidratação: Após o jogo é importante fazer uma reposição dos nutrientes, primeiro para garantir a restauração de perdas corporais (agua, sais minerais, proteínas e carboidratos) e restaurar os níveis energéticos de desempenho para a próxima. O que e quanto você vai comer e beber somente um nutricionista vai poder lhe aconselhar, mas é importante ingerir alimentos frescos e ricos em vitaminas que garantam fácil digestão. Nada de feijoada e álcool, evite refrigerantes que possam provocar inchaço e gases e não coma em excesso.



- Treino recuperativo: Ir para a academia depois de jogar pode parecer contrário ao objetivo de recuperação muscular, mas a a proposta não é realizar um treino completo com desgaste muscular. É realizar movimentos que aliviem dores na lombar, ajudem no relaxamento muscular e promovam a limpeza e regeneração celular para o dia seguinte. Lembrando que a fadiga muscular provocada pelo jogo pode afetar a amplitude de movimento e a coordenação. Ou seja, um corpo cansado não vai realizar o swing com a mesma qualidade técnica. O que deve incluir o treino recuperativo? alongamentos estáticos, mobilidade articular, movimentos de segmentação da coluna, ativação de Core e glúteos.


Alongamento pós jogo no campo Fazenda da Grama
Alongamento pós jogo no campo Fazenda da Grama

- Massagem ou auto-massagem: Comprovada como uma das estratégias recuperavas mais eficientes, a massagem promove retorno venoso e recuperação celular além de contribuir para o relaxamento e bem estar do jogador. Não tem ninguém pra fazer massagem em você? sem problema, carregue sempre um Rolo de liberação miofascial, uma bolinha rígida e um stick de massagem como os da foto abaixo e aprenda a se dar uma massagem sozinho.

Outra estratégia interessante nesta linha de massagem é o uso de aparelhos fisioterápicos como as botas pneumáticas O nível dos estímulos que oferecem pode variar conforme a preferência de quem controla o aparelho. Entre os atletas profissionais ao redor do mundo, o acessório se tornou popular por ser facilmente transportado, podendo ser utilizado em viagens e hotéis.



- Alívio de dores: Utilizar uma bolsa de agua quente na região lombar ou receber uma sessão de fisioterapia com aparelhos analgésicos e anti-inflamatórios ajudam muito no alívio de dores e fadiga. Quando a fadiga é acumulativa pode provocar lesões, portanto é importante tentar reverter o quadro em caso de inicio de dores musculares. Banhos quentes ou gelados também estão entre as estratégias usadas por atletas para provocar relaxamento e regeneração.


- Descanso e concentração mental: É muito importante que ao final de uma rodada você faça uma auto-análise da estratégia em campo e do resultado. Analizar o que funcionou e o que pode ser melhorado ajuda a planificar e consequentemente aumenta seu comprometimento e confiança. Aproveite os momentos antes de dormir para visualizar o campo e fazer alguma meditação que ajude a relaxar a mente. Evite dormir tarde e utilizar eletrônicos já que a luz azulada pode interferir com sua capacidade de produzir melatonina e ter uma boa noite de sono.


No dia seguinte, comece tudo outra vez!


Com estas dicas você estará fazendo tudo o possível para garantir uma boa performance no seu próximo torneio. Se cuide, se poupe e jogue seu melhor.


Para mais informações sobre os serviços oferecidos pela Golfefit em torneios de golfe, entre em contato. africa@golfefit.com
































34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page